top of page

Tecnologia mobile: a cultura do novo século.


Dispositivos móveis inteligentes crescem em aceitação e mudam a forma que usuários consomem tecnologia.


Diante da transformação da era digital muitas tecnologias emergiram com o objetivo de trazer praticidade, velocidade e otimização do tempo para o dia a dia das pessoas e empresas.
Nesse sentido, "mobile" significa muito mais do que celular - dispositivo tradicionalmente construído somente para ligações telefônicas. “Mobile” tornou-se uma cultura que está presente em grande parte das atividades cotidianas. É fato que a versatilidade dos aplicativos para celulares está revolucionando diversos setores do mercado. Com um smartphone e uma conexão de internet, é plenamente possível fazer compras de produtos farmacêuticos, acessar dados bancários, localizar estabelecimentos, contatar pessoas de qualquer lugar do mundo, chamar um táxi, pagar um boleto, entre outras opções.
De acordo com o estudo IDC Predictions Brazil 2019, realizado pela International Data Corporation (IDC) Brasil, o mercado de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) deve crescer 4,9%, enquanto que no mesmo ano o mercado de TI deve ter crescimento de 10,5%. O principal responsável por esse aumento é o setor de dispositivos móveis inteligentes, que deve atingir um crescimento de 18% em relação ao ano passado (2018), chegando a US$ 24,5 bilhões. Isso representa 38% de todos os gastos com TI no Brasil em 2019.
Perante a demanda de um mercado que exige velocidade e imediatismo, empresas tradicionais se extinguiram ou se adaptaram. Consequentemente, novas companhias surgiram e se solidificaram em seus setores. Todas, invariavelmente e independentemente do tamanho, compreenderam que a metodologia de pensamento ágil é a base de qualquer desenvolvimento para os dias atuais.
Um exemplo prático é o aplicativo de vendas Wish, desenvolvido para celulares Android e IOS. Esse app se transformou em uma empresa privada com uma receita entre US$ 3 bilhões a US$ 6 bilhões, concentrando mais de 90% do seu marketing em redes sociais sob o comando de ex-funcionários da Google. O Wish é provavelmente uma das grandes ameaças em vendas digitais para a gigante Amazon.
Se olharmos no ranking das empresas mais admiradas da revista Fortune desde 2008, podemos notar a liderança implacável das gigantes do mercado mobile: Google e Apple. Elas, além de estarem na lista das mais valiosas do planeta, também são constatadas como a mais inovadoras e revolucionárias do mundo digital.
Nesse sentido, é possível constatar que empresas de tecnologia que não se inserirem nesse universo irão perecer em algum momento. Aplicativos móveis, metodologias ágeis e arquiteturas orientadas a microsserviços são uma tra