Falha no WhatsApp deixa vulneráveis todos os seus 1,5 bilhão de usuários


O WhatsApp anunciou na noite desta segunda-feira (13) que descobriu uma vulnerabilidade em sua plataforma, o que deixava aberta uma brecha de segurança para ataques de hackers no mensageiro. A companhia solicitou a todos os seus usuários que atualizem o aplicativo — tanto no Android quanto no iOS.

De acordo com o site estadunidense Financial Times (FT), que revelou a falha no mensageiro, a vulnerabilidade em questão permite que invasores utilizem um spyware comercial possivelmente desenvolvido pela empresa israelense NSO Group capaz de roubar dados e informações de um aparelho, além de monitorar câmera e microfone.

Ainda conforme a publicação, a instalação do spyware se dá por meio de uma chamada telefônica feita para o aparelho-alvo mesmo que ela não seja atendida. Além disso, está chamada não some dos registros do aplicativo, o que torna a sua atuação ainda mais silenciosa.

Em comunicado enviado à agência de notícia Reuters, a empresa fez um apelo para que todos os seus 1,5 bilhão de usuários atualizem o aplicativo.

“O WhatsApp encoraja as pessoas a atualizarem para a versão mais recente de nosso aplicativo, bem como manterem o sistema operacional de seu celular atualizado para proteção contra potenciais ataques direcionados a comprometer as informações armazenadas em dispositivos móveis”, informou um porta-voz.

Usuários que costumam deixar a opção de atualização automática ligada, provavelmente não terão que passar por este processo. Porém, muitas pessoas deixam esse trabalho para ser realizado manualmente — então você precisa seguir os passos abaixo.


Descubra qual é a sua versão do WhatsApp

  • Abra o WhatsApp e vá até as “Configurações”, no menu superior

  • Dentro das “Configurações”, selecione “Ajuda”

  • Agora, escolha “Dados do Aplicativo”. Dessa maneira, você verá a versão que seu aplicativo se encontra, a versão 2.19.138 é segura, já as versões do WhatsApp são 2.19.33 e anteriores.

  • Caso seu WhatsApp acuse 2.19.33, 2.19.32, 2.19.31 e versões inferiores, você precisa atualizar agora mesmo.


Para atualizar Android e iOS

  • Abra o app Play Store ou App Store

  • Na barra de busca, digite “WhatsApp” e abra o tópico “WhatsApp Messenger” se abrirá logo abaixo

  • Toque em “Atualizar”

  • Agora basta esperar o download e a instalação terminarem


Lembramos ainda, que preciso prestar atenção as mensagens que solicitam a atualização do aplicativo através de links e ou aplicativos não oficiais, pois, os cibercriminosos usam casos como esse para disseminar conteúdos maliciosos e praticar crimes. A segurança dos seus dados é essencial, fique atento!



Fonte:

https://www.tecmundo.com.br/software/141261-whatsapp-tem-vulnerabilidade-permite-invasao-hackers.htm

https://www.tecmundo.com.br/seguranca/141269-voce-precisa-atualizar-whatsapp-aprenda-proteger.htm

27 visualizações

Rua José Farias, 48 - Santa Luíza, Vitória-ES, 29045-310.

Certa Informatica Ltda - ME.  CNPJ: 03.624.387/0001-45

Tel.: (27) 3227-0619   | Cel.: (27) 99508-8769 

Segunda a Sexta-Feira, das 08hr30min às 18hrs

 

Newsletter

Siga-nos

  • Facebook
  • Instagram

Certa Tecnologia  @2019    Todos os direitos reservados