7 Ações simples para proteger os seus dados online!


A segurança de dados é uma das maiores preocupações das empresas atualmente. Proteger seus dados online não é algo complicado, e tanto empresas como pessoas físicas podem realizar algumas práticas que contribuem para melhor a segurança de suas rotinas produtivas e sociais na internet. Por isso, separamos algumas dicas que podem te auxiliar nessa missão!


1) Atualize seu software e dispositivos quando solicitado

As atualizações são a forma dos desenvolvedores de liberar ‘patches’ e correções para as mais recentes ameaças e vulnerabilidades de segurança. Então, os softwares de servidores, computadores dos escritórios, celulares e tablets corporativos e qualquer outro dispositivo usado pela organização precisam ser constantemente atualizados para evitar ataques cibernéticos comuns.


2) Instale um gerenciador de senhas

Muitas pessoas veem os gerenciadores de senhas como ferramentas de produtividade simples para ajudar você a otimizar suas várias contas e detalhes de login. Mas estes programas também são aliados da implementação de senhas fortes, exclusivas e seguras. Sem a necessidade de memorizar seus detalhes para cada site, ele permite que você escolha senhas muito mais longas e aleatórias, o que simplesmente não seria possível sem gerenciadores de senhas.


3) Use o cartão de crédito virtual

Muitas operadoras de cartão de crédito permitem o uso de cartão virtual, uma opção de pagamento seguro que permite fazer compras online com informações únicas, impedindo o vazamento de dados bancários reais. A utilização do cartão virtual por usuários é óbvia, mas empresas de e-commerce podem recomendar o uso desses serviços para se protegerem de possíveis vazamentos de informações por parte das operadoras (mesmo que eles sejam raríssimos).


4) Quando você não está usando Bluetooth, desative-o

Existem maneiras de se infiltrar em telefones por Bluetooth ocioso. Embora esses ataques não sejam geralmente devastadores, eles podem expor alguns dados a visitantes indesejados. Então, se não estiver usando o Bluetooth em smartphones, computadores ou outros dispositivos, desligue-o.


5) Reinicie o seu computador pelo menos uma vez por semana

Os usuários tendem a deixar seus computadores ligados por semanas (ou meses) sem desligá-los. Embora as atualizações do sistema operacional às vezes reinicializem os computadores durante a noite, confiar em atualizações para reinicializações não é inteligente e geralmente ocorre apenas uma vez por mês ou menos.

A reinicialização remove arquivos temporários que podem ter dados confidenciais. Por exemplo, um extrato bancário em PDF que você baixou e que foi salvo automaticamente em um diretório temporário. Além disso, a reinicialização limpará a memória e garantirá que quaisquer atualizações de segurança aguardando uma reinicialização sejam implantadas.


6) Olhe para os dois lados antes de clicar

Os links de phishing são difíceis de parar e aparecem facilmente. Passe o mouse sobre o link para verificar a URL para onde ele irá te redirecionar antes de clicar.


7) Use a verificação em duas etapas

Para fazer o login no seu sistema interno, assim como em seu e-mail corporativo e outras ferramentas, configure a verificação em duas etapas. Assim, o usuário sempre terá que digitar sua senha e também receberá uma mensagem em seu celular com um código de quatro dígitos que deve ser usado para fazer login. É possível reduzir muitos problemas de vazamentos de senhas com tal prática.


DICA EXTRA: Tenha cuidado ao baixar um software

Antes de baixar qualquer software, pesquise sobre o editor para verificar sua confiabilidade. Sites como Baixaki, FileHippo e Softpedia são geralmente locais confiáveis para esses tipos de consultas. Se puder, faça o download diretamente do site do fabricante. Verifique novamente para verificar se você está no site correto — até mesmo especialistas podem se enganar com URLs convincentes e páginas de destino falsificadas. Use ferramentas antivírus antes da instalação.


Ainda existem muitas outras formas de proteger seus dados online, mas, seguindo essas dicas, você e a sua empresa podem ficar mais protegidos de ataques cibernéticos. É importante lembrar que estas são formas de prevenção, mas caso ocorra algum ataque ou a perda de dados, é sempre fundamental que haja uma cópia de todos os dados salvos, de preferência, em nuvem.




Via: https://blog.diferencialti.com.br/como-proteger-os-seus-dados-online/

4 visualizações

Rua José Farias, 48 - Santa Luíza, Vitória-ES, 29045-310.

Certa Informatica Ltda - ME.  CNPJ: 03.624.387/0001-45

Tel.: (27) 3227-0619   | Cel.: (27) 99508-8769 

Segunda a Sexta-Feira, das 08hr30min às 18hrs

 

Newsletter

Siga-nos

  • Facebook
  • Instagram

Certa Tecnologia  @2019    Todos os direitos reservados